INTRODUÇÃO ÀS IDÉIAS POLÍTICAS


Montesquieu acreditava que tudo na natureza era regido por regras ou leis que nunca mudavam. Ele começou a estudar essas leis cientificamente com a esperança de que o conhecimento das leis naturais o ajudaria a pensar leis de governo que reduzissem os problemas da sociedade e melhorassem a vida humana. Montesquieu acreditava que o sucesso de uma estrutura de Estado dependia da manutenção do equilíbrio certo entre os poderes que conduziam o Estado.

De acordo com Montesquieu, era possível detectar na história mais de um tipo de governo comprometido com a aplicação de alguma estrutura legal. Sabendo disso, assinale V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmativas que seguem e que mencionam esses tipos de governos detectados pelo pensamento de Montesquieu.

(  ) uma monarquia; governada por um rei ou uma rainha.

(  ) uma república; governada por um líder eleito.

(  ) um despotismo; governado por um ditador.

(  ) um comunismo; governado por todos e para todos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; V; V; V.


V; V; F; F.


F; F; V; F.


V; V; V; F.


V; F; V; V.

Sobre as ciências sociais na atualidade, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) Surgiram várias áreas no segmento humano-social e, cada uma delas, especializadas em um dado ramo da vida em sociedade.

( ) Atualmente, as Ciências Sociais apresentam objetos de estudo específicos, embora se relacionem mutuamente por meio da interdisciplinaridade.

(  ) História, Sociologia, Antropologia e Geografia são alguns dos principais conhecimentos científicos, saberes com status acadêmico, em nossos dias.

(  ) A subjetividade no entendimento social é um dos principais legados do positivismo francês para as ciências sociais da atualidade.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


F; F; F; F.


V; V; F; V.


V; F; F; F.


V; V; V; F.


V; V; F; F.

Sobre o pensamento social positivista do século XIX, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) Aplicava às Ciências Humanas e Sociais leis ou conceitos rígidos possíveis de serem ajustados ao entendimento da sociedade.

(  ) Tinha na religiosidade e na sabedoria popular sua fundamentação epistemológica e seus princípios metodológicos.

(  ) As bases conceituais do positivismo repousam nas tradições dos antepassados e na reprodução de mitos e narrativas fabulosas.

(  ) Como as “Ciências da Natureza”, consideravam que o conhecimento objetivo era o único capaz de explicar o desenvolvimento e as crises da sociedade.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; F; F; F.


V; V; V; V.


F; F; F; F.


V; F; F; V.


V; V; F; F.

Reflita sobre o que se afirma a cerca dos temas História e Memória na Antiguidade; sobre os acontecimentos sociais e como se dava a interação entre indivíduo e fato social segundo a mentalidade greco-romana:

A memória dos homens se constrói entre dois pólos: o da transmissão oral viva, mas frágil e efêmera, e o da conservação pela escrita, inscrição que talvez perdure por mais tempo, mas que desenha o vulto da ausência (Jeanne-Marie Gagnebin, Lembrar, escrever, esquecer, São Paulo, Editora 34, 2006, p. 11-12)

Com relação aos estudos dos fenômenos sociais (dentre eles o esforço analítico sobre a Memória coletiva) levados a cabo pelos pensadores da Antiguidade greco-romana, podemos afirmar que:


Conhecimento restrito à população escrava, única preocupada com os embates sociais nas cidades-estados da Grécia antiga. 


Os estudos dos fenômenos sociais eram fragmentários, ou seja: estudava-se apenas uma parte da vida social (normalmente a política e a moral).


Era um estudo academicista, todo pautado nos protocolos e normas institucionais que orientavam a prática científica.


Mantinham uma estrutura unitária que compreendia a sociedade como um coro em uníssono; sem qualquer fragmentação temática possível.


Eram altamente positivistas, pautando-se sempre nas estruturas rígidas e objetivas das ciências naturais.

Sobre o pensamento social na sociedade moderna, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

( ) Os pensadores esforçaram-se por aplicar o método científico com o propósito de explicar as transformações socioeconômicas em andamento.

(  ) O aspecto rural e provinciano da sociedade moderna atravancou o desenvolvimento científico dos estudos sobre a sociedade.

(  ) As transformações ocasionadas pelo sistema capitalista geraram uma crise estrutural muito grave e de dimensão global.

(  ) A Igreja moderna cuidou de fundar as primeiras instituições universitárias interessadas em explicar positivamente os fenômenos sociais.  

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; F; V; F.


F; F; F; F.


V; V; F; F.


V; V; F; V.


V; V; V; V.

Páginas: 123